Atuação proativa da Assefit
20 de março de 2018
Legis-Club-Brasil
Assefit e Legis Club Brasil
27 de março de 2018

Data:15-03-2018 Foto: João Stangherlin

Assefit-DF reafirma seu apoio às investigações de suspeita de fraude no Sistema de Bilhetagem. Entidade publica mais Nota Pública.  

A Associação dos Auditores Fiscais de Transporte do DF (Assefit) volta a manifestar seu poio à operação “Trickster”, deflagrada, no dia 15/3. pelo Ministério Público e pela Polícia Civil do Distrito Federal. A operação apura a existência de uma organização criminosa que tinha como objetivo fraudar o Sistema de Bilhetagem Automática do DF.

Veja a 1ª nota pública da Assefit sobre o caso aqui

Novos desdobramentos das investigações ocorreram fim da semana passada. Na última sexta-feira, 23/3, seis dos 34 investigados na Operação Trickster tiveram a prisão preventiva decretada. Eles foram detidos em 15 de março. A decisão de tornar preventiva, a prisão que era temporária foi da 3ª Vara Criminal de Brasília a partir de uma representação da Polícia Civil.

No sábado, 24/3, foi a vez de a polícia prender temporariamente o diretor da unidade de controle de bilhetagem automática do DFTrans, Harumy Tomonori Honda, que foi exonerado no mesmo dia pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg. Outra exoneração determinada pelo governador foi a do diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz, que ocorreu após a Polícia Civil cumprir mandado de busca e apreensão na casa dele, na manhã do dia 24.

A Assefit é contra qualquer conduta criminosa praticada por servidor público ou por gestores do setor de transporte do DF. A entidade tem dado atenção aos desdobramentos das investigações da operação “Trickter” e atuado proativamente em relação ao caso. Além de se manifestar por meio de publicar nota pública, a entidade foi fonte de matéria jornalística sobre auditorias realizadas no Sistema de Bilhetagem (Confira a matéria aqui).

A Assefit segue seu trabalho e continuará na luta para que casos isolados não manchem a imagem dos auditores fiscais de transporte. A entidade ressalta ainda que preza pela fiscalização e transparência do setor e destaca que seu compromisso ético é o principal fio condutor da Associação.

Brasília, 26 de março de 2018