Representantes da Agefis visitam a Sufisa

Assefit lança primeira edição do seu boletim
27 de junho de 2018
Auditores em Ação
9 de julho de 2018

A Agência se surpreendeu com os avanços tecnológicos da Sufisa. Ferramentas implantadas visam dar eficiência no processo de penalidade. 

Na última semana, representantes da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) estiveram na Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa) para conhecer os avanços obtidos pela Secretaria relacionados ao Web Service do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta de grande importância para o gerenciamento e julgamento dos processos eletrônicos de forma eficaz e ágil.

Durante a visita, os servidores tiveram a oportunidade de obter informações sobre o e-Auditoria, o e-Auto, e o e-Protocolo e conhecer como funciona o método de integração do SEI com o Sistema de Informação de Transporte (SIT). Todas essas ferramentas implementadas pela Sufisa têm o objetivo de dar eficiência no processo de penalidade, visto que a aplicação delas reduz o tempo de autuação, tramitação e produção de documentos no processo eletrônico (veja abaixo como foram disponibilizadas as informações aos servidores da Agefis).

Segundo o chefe da Unidade Técnica de Julgamento (UTJ) da Agefis, José Ricardo Peixoto de Melo, a Agência “irá se espelhar no exemplo de gestão e visão de futuro para a carreira de auditoria” utilizado pela Sufisa. “Nossa visita foi muito produtiva, pois nos abriu novas perspectivas no controle das ações fiscais. Nos surpreendeu como a Sufisa avançou, consideravelmente, nesse quesito tão importante para a área de fiscalização e auditoria. Agradecemos a receptividade e a possibilidade de compartilhamento dessa experiência de sucesso, afirma José Ricardo.

Ricardo também explicou que a Agefis “está em fase de criação de um novo projeto de informatização que possibilitará o compartilhamento de dados de diferentes bases que serão gerenciadas por um único sistema, capaz de reunir todas as informações relevantes para o trabalho de fiscalização e auditoria”.

Além do Ricardo, estiveram presentes na visita técnica o  César Alves da Rocha, assessor da UTJ e Luciano de Souza Pereira, chefe da Assessoria da Unidade de Tecnologia, ambos da Agefis.

O que esses servidores da Agência de Fiscalização – AGEFIS conheceram:

1) A lavratura eletrônica do auto de infração realizada pelo auditor fiscal por meio do sistema e-Auto;

2) O registro do Auto de Infração no SIT e a formação do processo de penalidade no SEI, por meio da Integração via WebService SIT-SEI ;

3) As funcionalidades do Sistema e-Auditoria que proporciona, entre outras vantagens, o gerenciamento automático do processo de penalidade, sua tramitação e controle das etapas processuais, bem como a possibilidade do acompanhamento integral e em tempo real do processo de penalidade pelo Auditor Fiscal. (Transparência);

4) A disponibilização dos processos eletrônicos aos infratores para o exercício do direito da ampla defesa por meio do sistema do e-Protocolo, possibilitando a apresentação eletrônica da defesa/recurso por parte do infrator (Eficiência).