Setor Comercial Sul estará bloqueado para atividades

Semana Nacional de Trânsito no DF
20 de setembro de 2018
Mobilidade Urbana no DF: veja o que cada candidato propõe
24 de setembro de 2018

As ações do Dia Mundial Sem Carro começaram na França em 1997 e se espalharam por centenas de cidades na Europa. No Brasil, desde 2003 várias cidades vêm aderindo a campanha. A data, celebrada mundialmente em 22 de setembro, tem o objetivo de provocar a sociedade para uma discussão sobre nosso sistema e nossas escolhas de mobilidade. Como nos tornamos tão dependentes do transporte individual motorizado? O que podemos fazer para que nossas cidades se tornem mais receptivas a outras formas de deslocamento mais sustentáveis, eficientes e seguras?

Aqui no Distrito Federal diversas atividades são realizadas na semana do dia mundial sem carro, como seminários, festivais culturais e ações de rua. Na sexta-feira (21/9) e no sábado (22/9), todo o estacionamento do Setor Comercial Sul (SCS) em frente ao shopping Pátio Brasil  estará bloqueado para atividades lúdicas, como oficinas de bicicleta, food trucks e feiras orgânica e de artesanato. A interdição começa a partir de 18h de hoje (20/9), após o horário de expediente.

Duas atividades importantes que são realizadas em todo o país no Dia Mundial Sem Carro

Desafio Intermodal: O Desafio ocorre em várias cidades do Brasil, sempre em uma data próxima ao dia mundial sem carro e se propõe a avaliar a eficiência de diversos meios de transporte num trajeto tradicional da cidade. São três os critérios utilizados para a avaliação: tempo gasto para se chegar ao destino final, custo monetário e emissão de poluentes. Por isso, não basta chegar em primeiro lugar: o impacto ambiental e o peso do transporte no orçamento no final do mês também contam. No desafio costumam participar modos como: carro, táxi, ônibus, bicicletas de todos os tipos (fixa, speed, urbana, dobrável,  etc.), metrô, moto, bicicleta e metrô, pedestres, corredores entre outros modais.

Vaga Viva: Sabe o espaço ocioso que é ocupado por um carro parado o dia inteiro numa das áreas mais movimentadas de Brasília? No Dia Mundial Sem Carro mostramos como esse espaço poderia ser bem aproveitado se não estivesse tomado por carros, montando uma estrutura de descanso, lazer, leitura e bate papo, uma espécie de mini praça, chamada vaga viva.