Homenagem à Marielle

Sistema de Bilhetagem
15 de março de 2018
Atuação proativa da Assefit
20 de março de 2018

Vereadora baleada no Rio de Janeiro também lutava para frear o assédio sexual no transporte público da cidade. 

Nessa quinta-feira, 15/3, o mundo se comoveu com a morte da vereadora do PSOL Marielle Franco, que foi assassinada a tiros dentro de um carro na região central do Rio de Janeiro. Além dela, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. A assessora de Marielle foi atingida por estilhaços. A principal suspeita é que da polícia é que o crime tenha sido uma execução.

Marielle foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro. Mulher, mãe, negra, cria da Favela da Maré, defensora dos direitos humanos, socióloga e mestre em Administração Pública. Na sua carreira política, ela se destacou por sua militância pelos direitos da população negra e das mulheres. Além disso, Marielle perseguia e denunciava o abuso da violência policial. Nos últimos meses ela estava trabalhando num projeto de lei para frear o assédio sexual no transporte público intitulado “Assédio não é passageiro”.

Com o lema “O transporte é público, o nosso corpo não!”, a proposta visava enfrentar esse tipo de prática contra as mulheres. Estatísticas apontam que a cada 16 horas é registrado um caso de assédio à mulheres em algum transporte público no Rio de Janeiro.

O projeto de Marielle propõe campanhas educativas sobre assédio e violência sexual; divulgação de telefones de órgãos responsáveis pelo atendimento de mulheres, incentivando que elas denunciem os assédios, caso desejem; formação permanente dos servidores sobre assédio e violência sexual; multa às empresas de ônibus que descumprirem a lei.

A Assefit lamenta o ocorrido com Marielle Franco e Anderson Gomes e está ao lado da sociedade, que demonstrou sua indignação com mais este caso de violência urbana. Essa é nossa singela homenagem à Marielle.

Confira tudo sobre a proposta aqui https://www.assedionaoepassageiro.mariellefranco.com.br/